COMPONENTES DA NOVA FORMAÇÂO DA BANDA CENTRAL PONTO 7

COMPONENTES DA NOVA FORMAÇÂO DA BANDA CENTRAL PONTO 7
A Banda Central Ponto 7 está de volta e com nova formação. Nícolas, Hendrickson, Hans Roosevelt e Josiana Santos ensaiam um repertório inspirado e abençoado para tocar corações, encantar a alma e renovar a fé.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

MUSICOS E INSTRUMENTOS PODEM RESSUSCITAR


No sábado dia 23 de janeiro de 2010 o programa Perfil, apresentado por Ronaldo Fagundes, recebeu a cantora Regina Mota. Em uma parte da entrevista ela falou de um projeto que - junto ao Lineu Soares - visa restaurar a música ao vivo na igreja. Regina e Lineu se mostraram preocupados com o esquecimento dos instrumentos e músicos e o uso excessivo dos playbacks. O projeto é estendido a todo Brasil no sentido de ver futuramente bandas e orquestras ministrando os cânticos e prelúdios na IASD. O bate papo sobre o projeto foi tão interessante que um membro do Central Ponto 7 participou, através de um e-mail denominado Fan do Projeto (feito exclusivo a cantora), dando sugestões e falando de situações que ocorrem com músicos e as suas motivações. Atenciosamente, a cantora leu e respondeu ao e-mail. Veja abaixo as observações e sugestões, e a resposta de Regina Mota.

E-mail: Integrante Central Ponto 7.

Ola! Regina, eu me chamo Hans Roosevelt, sou carioca, mas moro em Maceió. Freqüento a central do Benedito Bentes. Sabe! Eu amei o projeto impetrado com Lineu Soares, realmente a música congregacional tem se tornado sem tempero.
Nosso povo é frio nos minutos prévios, muitos até cantão, mas poucos adoram. Observo que muitos vozes tímidas e caladas se escondem atrás dos Cds de acompanhamentos em minutos prévios. Eu chego me envergonha quando passo por calçadas a frente de alguns templos de outras denominações e assisto vozes reunidas em grande fervor e corações compenetrados a adoração. Daí pergunto: Porque fazem tão bonito e prazeroso para logo depois apresentarem o errado, enquanto nos não temos prazer em fazer o prelúdio do que é certo e verdadeiro.
Regina, eu aposto muito nos instrumentos, mas acho que não é só. Precisamos de regentes que saibam levar a música sacra santa aos corações e lábios dos irmãos na plenária, precisamos de regentes que incendeiem as pessoas a cantarem.
Em relação aos instrumentos, quero te apresentar algumas sugestões: Observo que nossa instituição só trabalha com partitura. Deveríamos observar as cifras, nem todos tem interpretação em partitura. Que tal trabalharmos um Hinário IASD com cifras simplificadas? Que tal nossos cantores cifrarem as canções dos encartes musicais de seus álbuns, Vamos incentivar os músicos a contribuírem com nossos sites e blogs de músicas e músicas cifradas.

A gravadora Novo Tempo pode ajudar também, quem sabe poderíamos ajudar aos músicos a se entusiasmarem pelo ministério musical. Poderíamos enriqueceu nossos minutos prévios.

Regina, outro fato lamentável que eu observo é a falta de apoio aos líderes de congregações. Veja algumas situações que já presenciei: Igrejas que não compram pedestal, não liberam chaves da igreja para os ensaios ou das cabines de som, quando compram aos mixes não observam a quantidade de entradas já pensando nos instrumentos, não compram porta partitura, e sem falar na demora que se tem para aprovar uma orquestra ou uma banda nas reuniões de oficiais da igreja. Estes são alguns casou que não faz dá estímulo ao músico, desanima qualquer ministério musical.

São alguns pontos que podem contribuir para o projeto seus e do Lineu.

Aguardo respostas. Beijos.

Hans Roosevelt

Resposta da Regina.

Re: Fan do Projeto‏

De:

Regina Mota (reginamota@gmail.com)

Enviada:

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010 13:05:35

Para:

H. Rio's Roosevelt Cardoso dos santos (radiohrios@hotmail.com)

“oi hans,

obrigada por seu email. pelo seu texto, imagino que esteja se referindo à nossa entrevista no programa perfil, da tv novotempo.

concordo com vc: quem dirige o louvor tem grande responsabilidade. e para envolver os músicos, é preciso ter partituras (incluindo as cifras tb). aqui no unasp temos trabalhado nisso. o departamento do lineu tem feito partituras das músicas gravadas por grupos da instituição, e queremos disponibiliza-las. mas até para isso temos dificuldade. eu, por exemplo, tenho enviado por email partituras cifradas para todos os que me pedem por email, mas a divulgação desse serviço é muito falha ou inexistente.

quanto ao hinário com cifras, tenho informações de que a casa publicadora está em vias de lançar um hinário assim. creio que será fundamental para ajudar nesse processo de reavivar a música da igreja.

temos muitos desafios, é verdade. mas, pela graça de deus, podemos ter muitas vitórias também. nunca teremos todo o apoio necessário, toda a verba necessária. mas não devemos esmorecer. há gente que só reclama, sem nada fazer. e há os que realizam seu "pouquinho", dentro do muito que é necessário ser feito. precisamos tentar estar nessa segunda classe de pessoas.

que deus abençoe vc e que vc seja sempre um desses realizadores.

abraço, Regina”

0 comentários:

 
© 2009 Template feito por Matheus Rodrigues Downloadcp