“Francisco Araújo, em seu livro intitulado Violão: Uma História Brasileira” apresenta a seguinte tese: Diz ele: "Tenho estudado muito o assunto, e hoje digo com segurança: não foram os portugueses os introdutores do violão no Brasil. Eles trouxeram a viola, que nada mais era do que a versão lusa da vihuela espanhola do século 16, que hoje chamamos de viola caipira. Ela é parecida com o violão, mas tem cordas duplas e uma afinação diferente". Esse instrumento já era utilizado pelos jesuítas, na catequese dos índios. Mais tarde passou a ser usado pela elite portuguesa, e assim esteve presente nos saraus da corte de dona Maria I, em Portugal, onde o sacerdote brasileiro Domingos Caldas Barbosa usava-o para acompanhar seus lundus e modinhas. Quanto à verdadeira origem do violão no Brasil, diz o professor que "o instrumento corresponde à guitarra espanhola, e foi trazido para o Brasil pelos ciganos, expulsos de Portugal pela Inquisição, no século 16". Eles vinham trabalhando nos navios e ao chegar se deparavam com uma situação terrível, pois não podiam ser senhores, por não ter dinheiro, nem escravos, por ser brancos. Contentavam-se com a execução das tarefas que aparecessem, mesmo os misteres considerados mais baixos. Mas circulavam pelo país todo como nômades, negociando com ouro, vendendo cavalos, trazendo e levando notícias dos quilombos. E cantando, e tocando flamenco na guitarra. Fácil ver, portanto, de onde surgiu a fama de instrumento "boêmio" que o violão teve durante muito tempo. Documentando sua tese, o professor cita passagens de livros antigos que hoje caíram em esquecimento – como o romance "Gabriela", escrito por José Maria Velho da Silva em 1875, e o livro "Os ciganos no Brasil", publicado em 1886 pelo médico e historiador Alexandre José de Melo Morais Filho (um tio de Vinícius de Morais). Esse autor diz expressamente que foram os ciganos os introdutores do instrumento no Brasil. Diz ainda Araújo: “Os historiadores oficiais não se deram ao trabalho de pesquisar”. Eu tive um arrepio quando descobri em um dos livros brasileiros mais conhecidos, o ‘Guarani’, de José de Alencar, a seguinte passagem, no capítulo XII, intitulado justamente ‘Xácara’ (narrativa popular em verso): ‘... “E ali no quarto de Cecília havia uma dessas guitarras espanholas que os ciganos introduziram no Brasil quando foram expulsos de Portugal’”. A pesquisadora Maria Luiza Kfouri, autora do livro "Breve Histórico do Violão" emparelha literaturas conflitantes que apontam à origem do instrumento e sua chegada ao Brasil. Alguns historiadores afirmam que ele foi trazido pelos jesuítas como auxílio na catequização dos índios. Outros acham que foram os ciganos os introdutores do instrumento a partir da guitarra espanhola. O certo é que se a origem do violão é discutida, a introdução dele no Brasil é mais ainda!
COMPONENTES DA NOVA FORMAÇÂO DA BANDA CENTRAL PONTO 7

A Banda Central Ponto 7 está de volta e com nova formação. Nícolas, Hendrickson, Hans Roosevelt e Josiana Santos ensaiam um repertório inspirado e abençoado para tocar corações, encantar a alma e renovar a fé.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Postado por Banda Central ponto 7
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